terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Caril de camarão e lula

Já há muito tempo que ando para publicar esta minha receita, minha sim, porque nas minhas pesquisas de receitas, encontrei as mais diversas formas de fazer caril, então juntei ingredientes de um lado e de outro e construí a minha própria receita.

Ora vamos lá.

Ingredientes: Camarão, aros de lulas, queijo quark/iogurte natural/natas, leite de coco, 
                          coco ralado, cebola, alho, louro, coentros, gengibre, maçã reineta ralada,
                          polpa de tomate, azeite, sal qb, caril madras grau 5, caril em pó grau 5.





 Utilizei lulas congeladas.


Descasquei o camarão e temperei com um pouco de sal


Polpa de tomate e o leite de coco



Refoguei cebola, alho, louro e coentros em azeite.


 Juntei os coentros picados


Adicionei os aros de lula


Ralei o gengibre 


Juntei a polpa de tomate em calda e deixei refogar mais um pouco


Acrescentei o leite de coco


Coco Ralado e a maçã ralada


Misturei as especiarias com o leite de coco


Por fim juntei os camarões


Aspecto final


Acompanhei com arroz selvagem 


Bom Apetite !

68 comentários:

  1. Pelo maravilhoso aspecto, imagino o degustar,

    .
    Soneto: * Amor ... ou castigo do coração? *
    .
    Desejando um dia muito feliz
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite que tem um degustar delicioso.
      Obrigada pela visita assídua e comentário.
      Abraço

      Eliminar
  2. Que maravilhoso aspeto.
    Já comia.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, pela visita.
      Experimenta, vai sair delicioso como este.
      Bjs.

      Eliminar
  3. Este seria só para mim pois o meu marido não pode comer coco! Adorei as tuas coelhinhas! São umas colheres tão amorosas! O caril deve ser super saboroso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito alegre que tenhas reparado nas minhas coelhinhas, adoro elas e já me acompanham há muitos anos, nunca mais encontrei nada assim.
      Podes retirar o coco, nem sei bem porque se põe, mas é como eu disse, dica de uma lado e de outro e faço à minha maneira.
      Beijinho grande e faz lá um caril para este fim de semana.

      Eliminar
  4. Que prato lindo!! Adorei as fotos...
    Imagino o aroma e o sabor...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina Barbas, é verdade as fotos falam por si só, parece que conseguimos sentir o cheiro no ar.
      Beijinho grande e fiquei muito contente com a tua visita.

      Eliminar
  5. Oi Gaiata!

    Estou sentindo o cheirinho desta cozinha aqui... Hehehe Prato bonito e parece delicioso! Estou chegando... Coloque um prato a mais na mesa... Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bora lá Iris, estou à tua espera, vem bem depressa senão acaba...hehehe!
      Beijinho grande e bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Só de ver, fiquei consolada. lool Adorei a receita!

    Beijo e um excelente dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cidália, acredito que tenha ficado a salivar é uma receita a experimentar é deliciosa.
      Beijinho e excelente fim de semana.

      Eliminar
  7. Nunca fiz Gaiata mas hei-de experimentar!!!
    Bj amigo

    A Aldeia do Xisto de Gondramaz
    distingue-se pela tonalidade específica
    do xisto que nos envolve da cabeça aos pés:
    https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/olhares-de-gondramaz.html

    Gosta de goiabada e queijo!? … há uma sugestão aqui:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/sabores-queijo-e-goiaba.html

    Para os poetas e poetisas … um poema que se gosta de ler:
    https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/01/da-minha-aldeia-alberto-caeiro.html

    E uma sugestão para costurar e bordar … aqui:
    https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/01/costurando-emocoes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta amiga, não te vais arrepender, é delicioso para quem gosta.
      Aqui por casa a minha filha é fã e muito exigente, é sempre uma grande aventura fazer, pois tem que sair ao gostinho dela.
      Beijinho grande minha querida amiga.

      Eliminar
  8. Li a publicação toda e confirmei que também faço assim, ou pelo menos de modo muito semelhante os meus pratos de caril e tenho a certeza que ficou delicioso, mas o que eu gostei mesmo, mesmo, foi dos potes da primeira foto. Maravilhosos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahah, já me ri os potes foi a tua visão principal, realmente são uma maravilha, já os tenho há alguns anitos, comprei na loja do Gato Preto, mas não sei porque eles nunca mais tiveram, foi logo quando eles abriram, talvez porque eram extremamente caros, mas estão impecáveis as cores continuam vivas como no primeiro dia.
      Ainda bem que fazes o caril da mesma forma, assim podes comprovar que é mesmo deliciosa esta receita.
      Beijinho grande, obrigada pela visita e comentário.

      Eliminar
  9. Hummmmmm!
    Lulas eu não como, mas por camarões eu sou apaixonada. Seu prato ficou lindo!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, ainda bem que gostaste, fico contente.
      As lulas podem sempre ser substituídas por outra coisa que gostes, eu naquele dia deu-me para lulas.
      Beijos e bom fim de semana.

      Eliminar
  10. Olá Susana,

    Que bom aspecto deve ser muito saboroso e perfumado, de lamber os dedos!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe, comer tudo até lamber os dedos é isso mesmo que eu faço.
      Beijinho e até breve.

      Eliminar
  11. Amo tudo do mar... e esse prato está muito convidativo, posso imaginar o aroma e o sabor.
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simplesmente uma delicia Denise, experimenta e verás.
      Bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  12. Ficou com um aspeto bem apetitoso. Apetece agarrar no pão e saborear este belo molho, bem aromático e rico.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, este prato é isso mesmo lamber dedos e comer o molho até ao fim, até eu já estou com vontade de fazer novamente.
      Beijinho grande Márcia.

      Eliminar
  13. Mas que belo caril, quase que dá para sentir o cheiro daqui! :) Ficou bem apetitoso. Beijinhos e boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês pela tua visita ao meu cantinho.
      Fico mesmo satisfeita que vos tenha feito salivar com este meu prato e as fotos tão apelativas.
      Bjs

      Eliminar
  14. Lulas e caril. Gosto imenso. Camarão sou alérgica. Assim sendo fico-me só pelas lulas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre uma alternativa!
      Poderia fazer Caril de frango, para a minha amiga Elvira.
      Abracinho carinhoso.

      Eliminar
  15. Uau! Mas que bom aspecto =D
    Eu já comia =D

    Por acaso faço sempre de frango ou gambas. Nunca me lembrei das lulas =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então está na hora de fazer Cláudia, depois logo me dizes como ficou.
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  16. Tem bom ar, sim senhora, mas que rico aspeto! Muitos parabéns querida cozinheira! Mas... não é para mim, não gosto de marisco e faço alergia a todo o tipo de marisco. Seja como for, gostei muito de ver-te tão empenhada na cozinha, qual chefe dedicada!
    Beijinho, querida, continuação de bons petiscos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinheira mas pouco, porque é só quando estou de apetites, já sabes cá em casa quem cozinha é a mamy (ufa ainda bem).
      Mas poderia ter uma avental dos teus (hehehe), uma chefe para dias especiais.
      Beijinho para todos vocês.

      Eliminar
  17. Tirei a receita para fazer. Obrigada :))

    Hoje:- Degustação em universo sagaz
    -
    Bjos
    Votos de uma feliz Quarta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que contente que fico, depois diz-me como ficou.
      Um excelente fim de semana.
      Bjs.

      Eliminar
  18. Olá Susana, não paras de me surpreender! Sim,Senhor! Bela cozinheira me saiste. Admiro muito quem goste de cozinhar, porque eu DETESTO, sim com letras grandes. Sei cozinhar, tenho que cozinhar mas nunca será de livre vontade. Nem imaginas as saudades que tenho do meu peixinho português... Um dia irei fazer a tua receita, só não sei quando. Tenho muitas meias para tricotar!!!!! Beijinhos e bom proveito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me ri à farta, sou cozinheira de apetites, pois cá em casa quem faz a comida é a mamy, mas há comida que eu me chego à frente.
      Imagino a saudade que tens de peixe, nós aqui todos os fins de semana fazemos rumaria à praça para comprar peixe, adoro e não me importava de comer todos os dias.
      Experimenta a minha receita e vais ver que fica uma delicia de comer e chorar por mais.
      Quanto às meias deixa lá um pouco elas a descansarem, porque eu fico cheia de inveja (boa)de as ver, logo verás as minhas...hehehe!
      Beijinho grande e um excelente fim de semana.

      Eliminar
  19. Noooossa, que delíciaaaa! Eu amo camarão. Mas o que foi colocado junto na receita, tenho certeza que a deixou melhor ainda!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então está na hora de fazeres, fica uma delicia.
      Beijinho grande e uma excelente semana.

      Eliminar
  20. Olá Susana, não te sabia estes dotes para a cozinha. Gostei do passo a passo, ótimo para quem, como eu, é zero à esquerda em culinária. Gosto de tudo o que leva este prato, o leite de coco e o gengibre, assim como a maçã, são ingredientes que devem fazer toda a diferença. Tenho o serviço desse prato que mostras, deram-me quando casei. Beijinho Susana, e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de cozinha, mas não faço muito, pois como sabes a mãe faz essa parte, mas quando é estes pratos mais específicos lá estou eu.
      Fico contente que tenhas este serviço, eu já comprei há alguns anos, tenho o de chá e o de café, adoro a cor azul e quando é almoços mais requintados lá estão eles na mesa.
      Beijinho grande e até breve.

      Eliminar
  21. Nossa... deve ter ficado saboroso; sabes que nunca
    fiz lula só fico olhando pego mas nunca levo não sei porque...
    O cheiro de camarão ficou tão forte na minha geladeira quem nem
    um pouco de café que sempre coloco adiantou; peixes vai demorar algum
    tempo por aqui agora.
    Gostei muito da tua receita.
    Bom resto de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janicce!
      Eu gosto de fazer com lula sem ser congelada, mas desta vez experimentei com aros de lula congelada e não saiu nada mal.
      Não sabia que o café tirava os cheiros do frigorífico, obrigada pela dica.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijinho e uma boa semana.

      Eliminar
    2. Caso você se interesse, amiga.
      Eu cuido do cheiro e do espaço
      em sua mesa. O resto fica com
      a dona desta pensão que de camarão
      entende tudo e um pouquinho mais.

      Um beijo a vocês duas.

      silvioafonso.



      .

      Eliminar
  22. Eu sou um grande amante de caril, faço muitas vezes caril de frango (vários tipos de caril diferentes), mas também faço muitas vezes de camarão, com pescada... :)
    Já estou a salivar só de pensar nesses sabores, nunca usei maçã e parece ser interessante, costumo usar coco ralado, por vezes ananás ou abacaxi, tenho que experimentar com maçã =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que engraçado, nunca fiz com ananás mas não deve ficar nada mal e para quem gosta de ananás como eu é mesmo uma receita a experimentar.
      A maçã ajuda um pouco ao molho a ficar grosso e como a minha filha gosta eu ponho sempre.
      Espero que esta receita te dê inspiração, depois logo me contas.
      Beijo grande

      Eliminar
  23. Amiga, camarão de todas as formas é uma delícia e essa sua receita com certeza é dos deuses de tão gostosa. deus água na boca! Parabéns! Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida é mesmo uma delicia e mais a mais para quem gosta destes condimentos de caril, aconselho veemente.
      Obrigada pela visita e uma boa semana.
      Bjs

      Eliminar
  24. Respostas
    1. A esta hora também já marchava, só de ver as fotos fico a salivar.
      Bjs e até breve.

      Eliminar
  25. O arroz selvagem já tenho em casa:-) Vou ter de comprar os restantes ingredientes. Obrigada pela partilha.
    Beijinho de Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa lá fazer, depois logo me contas como ficou, alguma duvida estou aqui.
      Bjs e resto de um bom domingo.

      Eliminar
  26. Olá Susana! Estou à mostrar ao meu marido e ele está à desejar. Ele ama caril eu não muito. Um prato perfumado,exótico e com certeza delicioso. Grata por partilhares,Bom Domingo.beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia, obrigada pela visita e comentário.
      Que contente que fiquei, ele que faça é muito bom mesmo, caso não gostes ele pode sempre carregar menos no caril, até porque há vários graus, não sei se vocês têm as versões todas.
      Beijinho grande e uma excelente semana.

      Eliminar
  27. Hei de experimentar. Fiquei cá com uma vontade...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra o camão, arrume
      um espaço na mesa com
      voces que eu preparo 0
      prato.

      Bjs.


      .

      Eliminar
    2. Olá Elisabete!
      Experimenta e vais ver que é uma delicia.
      Bj

      Eliminar
  28. Que aspecto fantástico!... Tanto o prato... como a mesa lindamente decorada, com toalha de renda... e numa combinação que muito aprecio... de azul e branco!
    Uma receita de aspecto delicioso, que irei anotar para experimentar um dia destes... o prato ficou com um aspecto óptimo!
    Uma deliciosa sugestão! Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio à mesa, gosto imenso da mistura de azul e branco e sempre que posso lá salta as toalhas feita pela mamy para cima da mesa.
      Experimenta esta receita e vais ver que corre tudo às mil maravilhas.
      Bj grande e uma boa semana.

      Eliminar
  29. Que bom aspeto.
    Arroz selvagem nunca fiz, mas vou experimentar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha experimentado o arroz uma vez e voltei a repetir, não é que se note muito o sabor, porque depois misturado com o caril até perde um pouco, mas é só por ser diferente.
      Abraço forte

      Eliminar
  30. Deve ser divino. E eu que adoro caril, neste momento salivo abundantemente. Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, tens bom remédio mãos à obra e toca a fazer.
      Beijo grande e uma excelente semana.

      Eliminar
  31. Dei toda a atenção desse mundo
    ao seu comentário na minha página.
    Falei sobre o que você disse.

    Vai lá e deixe um abraço, um
    carinho ou, quem sabe, um beijo
    de amigo.

    silvioafonso




    .

    ResponderEliminar
  32. Bom dia. Abençoadas mãos tem esta Gaiata. Deixa uma pessoa a salivar. Mas pode????
    .
    Querendo, visite e leia o que ( mal) escrevi.
    .
    *Amor:- Exaltação aos desertos do mundo *
    .
    Votos de um Sábado feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me ri, às vezes temos que impressionar quem por cá passa....hehehe.
      Uma boa semana.

      Eliminar
  33. Hummm ! ! Parece muito bom... vou levar a receita comigo. Bjinho

    ResponderEliminar