domingo, 18 de setembro de 2016

Suspiro de Morangos

Já há algum tempo que vos ando para partilhar aqui  esta delícia que a Dª Maria , minha Mãe faz.

Pode parecer à primeira vista que é muito enjoativo, mas garanto-vos que não , quem come pela primeira vez , fica a delirar.

Requer alguma técnica que ela foi moldando à medida que ia fazendo, eu própria já fiz um, mas em nada se parecia com os dela.

Ingredientes: 275 gr. de açúcar em pó, 5 claras de ovo classe L , 3 pacotes de natas 200ml, morangos q.b., ou outra fruta a gosto.




Bate-se um pouco as claras, quando começam a engrossar, juntam-se 4 colheres de sopa de açúcar e continua-se a bater, depois de bem firme, junta-se de uma só vez o restante açúcar já não voltando a bater, mas sim misturar delicadamente até o açúcar estar envolvido.

Forra-se uma forma com papel vegetal e unta-se com um pouco de azeite, peneira-se um pouco de açúcar para cima do papel vegetal e deitam-se as claras batidas.



Vai ao forno, nos primeiros 5 minutos a 250 graus, depois reduz-se para 200 graus durante uns 10/15 minutos, por fim 180 graus mais 20 minutos. 

Nota: Estas temperaturas e tempos variam consoante cada tipo de forno.

Aspecto depois de sair do forno.


     Batem-se as natas e colocam-se, por cima da base, depois de fria.


Enfeita-se a gosto!


Bom Apetite!


Algumas já elaboradas.... uma autentica delicia!





19 comentários:

  1. Cara Susana! não há necessidade de fazerem com forma nem com o papel vegetal a moldar. As claras em castelo ficam com tal consistência que seguram-se por si só, basta colocá-las à colherada sobre papel vegetal e levar ao forno. É assim que se faz a famosa PAVLOVA. Assim há menos loiça para lavar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa dica, já repórtei à mãe, pode ser que para a próxima ela se aventure.
      Obrigada e uma boa semana.

      Eliminar
  2. Olá Susana
    Mais uma delícia da D.Maria. E eu posso afirmar que é mesmo uma DELÍCIA, pois já provei várias. Tudo o que a D.Maria faz é uma maravilha sejam doces ou outro tipo de trabalhos. Beijinhos da
    Avó Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mãe agradece muito o elogio, Avó Nina.
      Pode ser que esteja para breve o próximo, quem sabe...
      Umas mãos de fada, para várias vertentes.
      Beijinho grande.

      Eliminar
  3. Parece-me lindamente! Adoro suspiros, acho que são das poucas coisas que me levam a esquecer a dieta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer Maria João é uma autêntica tentação difícil de resistir, uma fatia...mais outra...e outra.
      Beijinho e obrigada pela visita.

      Eliminar
  4. Meu Deus amiga ... que delícia!
    Vou levar esta deliciosa sugestão!
    Bj e parabéns à "cozinheira"!!!


    Se gosta de agrião ... espinafre e tomate veja três em um:
    http://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/09/bolo-de-espinafres-e-ananas-e-doce-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Gracinha leva e faz, quero ver o próximo post com o suspiro...eheheh.
      Vou espreitar a tua receita.
      Bjs

      Eliminar
    2. Estou à espera de novidades!!!

      Veja as minhas no meu espaço:
      http://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2016/10/costurar.html
      bj

      Eliminar
  5. Mas que aspeto delicioso :D :D :D
    A D. Maria é um máximo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O máximo nem dá para definir é uma desgraça, quase que a ponho de castigo para não fazer doces.
      Está sobremesa já é feita há 38 anos.
      Beijinho e obrigada pelo comentário.

      Eliminar
  6. A mim não parece nada enjoativo :) Pena é que praticamente já não haja morangos nesta altura :( ...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, não é enjoativo até porque as natas não ficam muito doces, faz assim o contraste com as frutas que são mais ácidas.
      Eu prefiro está sobremesa com morangos, mas quando não é altura deles fazemos sempre com outras frutas.
      Beijinho e obrigada pela visita e comentário.

      Eliminar
  7. Adoro pavlovas, mas já desisti de as fazer, o meu forno não me ajuda nada em doces assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena que não consigas fazer, por causa do forno, porque é uma excelente sobremesa, ninguém fica indiferente à mesma.
      Beijinho e obrigada pela passagem por aqui.

      Eliminar
  8. Huummm eu adoro suspiros e esse ficou com um aspeto tão bom :)
    Daqui a duas semanas vou ter um aniversário aqui em casa e posso "roubar-te " a receita ?
    Obrigada pela partilha .
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz favor de roubar se tiveres alguma dúvida não hesites em perguntar algo que aches necessário.
      É mesmo uma delícia.
      Beijinho e obrigada pela visita.

      Eliminar
  9. Não conhecia este cantinho, vim cá parar hoje por acaso! E que delícias vim encontrar! Este suspiro está lindo e só apetece comer uma fatia! Já estou a seguir para não perder pitada! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que por aqui passou, assim sempre pode seguir umas dicas das receitas😂😂😂.
      Vou cuscar no seu blog, já passei mas não consegui ver tudo, mas fiquei colada ao écran a ver tanta coisa boa.
      Bj e obrigada pela visita.

      Eliminar